Áreas de Intervenção

Linguagem

A linguagem é uma capacidade humana complexa, através da qual as pessoas comunicam umas com as outras e que consiste num conjunto estruturado de símbolos.

A linguagem pode ser verbal (oral ou escrita) ou não verbal (sem recurso a palavras, por exemplo com gestos). Assim, inclui a compreensão e expressão nas modalidades oral, escrita, gráfica e gestual, bem como competências de pré-literacia e de literacia.

Quando existem dificuldades na aquisição da linguagem ou quando a pessoa perde estas competências após as adquirir, fica com a sua capacidade de comunicação comprometida.


Articulação Verbal (Fala)

A articulação verbal é a produção de fonemas (vogais e consoantes) através de um conjunto de movimentos coordenados dos órgãos fonoarticulatórios (língua, lábios e mandíbula, entre outros).

Qualquer alteração a este nível interfere com a inteligibilidade do discurso (ou seja, a sua clareza, a capacidade dos outros o perceberem) e, nas crianças, pode ter um forte impacto no processo de aquisição da leitura e escrita.


Fluência Verbal (Fala)

A fluência verbal consiste na facilidade de encadear os sons, sílabas ou palavras da linguagem verbal oral.

A perturbação mais comum nesta área é a chamada gaguez (ou disfluência), que consiste na perturbação do ritmo e da fluência da expressão verbal de um indivíduo.


Voz

A voz consiste nos conjunto de sons produzidos pelo Homem, a partir do som resultante da vibração das pregas vocais, o qual é, depois disso, modificado pelos órgãos articulatórios/ressoadores (que levam à produção de fonemas e, por sua vez, de palavras: fala).

A voz identifica a pessoa quanto à sua idade, sexo, estrutura física, raça, características da personalidade e estado emocional. Pela voz conseguimos supôr se quem nos fala é homem ou mulher, criança ou adulto, e mesmo como se encontra o seu humor.

As perturbações que surgem na produção de voz podem ter diversas manifestações e origens, mas a forma mais comum de perturbação é a conhecida disfonia (rouquidão) e o seu extremo: a afonia.

Existem grupos populacionais com risco aumentado para as alterações da voz, que são os considerados “profissionais da voz”, como: professores, telefonistas, locutores, padres, cantores, actores, entre outros.

Deglutição

A deglutição (acto de deglutir, engolir) é uma actividade neuro-muscular complexa, que consiste na passagem segura de alimentos e bebidas através da orofaringe de forma a garantir uma nutrição adequada.

Algumas crianças apresentam dificuldades na aquisição da deglutição, que podem estar relacionadas com alterações da oclusão dentária, da postura da língua, etc…

As alterações na deglutição (disfagia) podem surgir também após a sua aquisição, nomeadamente em adultos, sendo neste caso um problema de origem neurológica (causado por Acidente Vascular Cerebral, Traumatismo Crâneo-Encefálico, etc).