Como escolher um Terapeuta da Fala?
Como escolher?
Na escolha de um terapeuta da fala é importante garantir que o mesmo tem formação especializada e está habilitado a exercer a profissão, ou seja, tem uma Licenciatura em Terapia da Fala (ou Terapêutica da Fala, dependendo da Universidade de formação).
Adicionalmente, poderá ter formação pós-graduada ou mesmo mestrado ou doutoramento.
Embora todos os terapeutas licenciados estejam habilitados a exercer nas diferentes Áreas de Intervenção da Terapia da Fala, há uma tendência natural para se focalizarem numa ou mais áreas. Assim, em alguns casos poderá ser útil perceber se o técnico em causa tem experiência ou mesmo especialização na área de intervenção pretendida.
A cédula profissional
Verificar se o Terapeuta da Fala é titular de cédula profissional é uma das formas mais simples de garantir a sua habilitação para o exercício da profissão, de acordo com a legislação nacional.
Este documento individual (cada técnico tem um, sob forma de cartão), é um comprovativo emitido pelo Ministério da Saúde, que atesta a adequabilidade da formação académica para a prática clínica do técnico de saúde.
Pode solicitar ao terapeuta este documento ou pode pesquisar na listagem de técnicos de diagnóstico e terapêutica (tdt) devidamente atestados, que está disponível no site da Administração Central do Sistema de Saúde. Deve procurar pelo primeiro nome ou pelo nome completo do terapeuta. No meu caso deverá procurar por “Raquel Pereira Reis dos Santos” em “Terapia da Fala”.
De notar que este documento é comum a todos os tdt e, por isso, poderá ser um meio para confirmar a certificação de outros profissionais.
Veja também